Arquivo/Estadão

Jorge Bassani/Livro Cidade e Arquitetura

Tiago Queiroz/Estadão

Paulo Whitaker/Reuters

Tiago Queiroz/Estadão

Tiago Queiroz/Estadão

Marina Marini Balbino/Wikipedia

Tiago Queiroz/Estadão

Nilton Fukuda/Estadão

'
'

100 ANOSEcos da Bauhaus em São Paulo

Escola alemã de arquitetura e design, que completou 100 anos em 2019, influenciou desenho da capital paulista; veja prédios icônicos indicados por arquitetos e professores da cidade

Edifício As Três Marias
Projeto de Abelardo Riedy de Souza

Indicado por José Roberto Basiches, do Basiches Arquitetos Associados. “Representa a linguagem e o estilo da Bauhaus. Morei nele na infância e algo me encantava. As linhas puras e bem resolvidas, as cores, a fachada.”
Casa de Vidro
Projeto de Lina Bo Bardi

Indicado por Roberto Aflalo Filho e Grazzieli Gomes Rocha, do Aflalo/Gasperini Arquitetos. “Escolhemos a Casa de Vidro pelo volume simples, as linhas minimalistas, a leveza, a estrutura de aço e o respeito à condição de declividade do terreno.”
Edifício Copan
Projeto de Oscar Niemeyer

Indicado por Carol Bueno, do Triptyque Arquitetura. “A integração do térreo ao tecido urbano, a composição mista, o uso de brises nas fachadas e a plasticidade do concreto conferem uma leitura local a princípios universalizantes da Bauhaus.”
Edifício Prudência
Projeto de Paulo Mendes da Rocha e
João Eduardo de Gennaro

Indicado por Mariana Rolim, da Universidade Anhembi Morumbi. “A inovação tecnológica da Bauhaus é vista no desenho de esquadrias. No Brasil, se mostrou também na pesquisa por soluções adequadas ao nosso clima, e o Edifício Prudência reflete isso.”
Edifício Itália
Projeto de Franz Heep
Indicado por Márcio Coelho, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAAP. “O Edifício Itália se destaca pela implantação e volumetria, pela estrutura independente e pela repetição de elementos construtivos seriados, com detalhamento impecável.”
Casa da Rua Bahia
Projeto de Gregori Warchavchik

Indicado por Maria Eliza Pita, da PUC Campinas. “A Casa da Rua Bahia tem semelhanças com a Casa dos Professores da Bauhaus, na Alemanha. Destaco a generosa abertura vertical para a escada e a dinâmica da forma alcançada pela ausência de simetria.”
Edifício FAU/USP
Projeto de João Batista Vilanova Artigas e
Carlos Cascaldi
Indicado por Rodrigo Queiroz, da FAU/USP. “A Bauhaus teve influência pedagógica e cuja maior contribuição foi o desenho industrial. A ideia de formar um indivíduo capaz de desenhar transformações inspirou Vilanova.”

Editor Executivo Multimídia
Fabio Sales

Editora de Infografia Multimídia
Regina Elisabeth

Editor Assistente Multimídia
Adriano Araujo

Edição de Texto
Ana Paula Boni

Designer Multimídia
Lucas Almeida

Reportagem
Lorena Lara, Especial para o Estado

Edição de Fotografia
Josias Santos