''
FotografiaFantasmas humanos
Fotógrafo russo cria imagens com projeções de modelos em situações cotidianas, representando o isolamento social
O isolamento social foi a inspiração para que o fotógrafo russo Karman Verdi criasse o projeto “Tem tantos fantasmas no meu lugar”
O conjunto de fotos traz imagens dele próprio em atividades do dia a dia, sempre acompanhado da projeção de imagem de uma modelo
Representando um casal, as imagens mostram uma das facetas do amor em tempos de quarentena
Onde alguns fazem o amor sobreviver com a tecnologia e outros intensificam a relação por dividirem a casa no período de isolamento
“Decidi contar uma história sobre intimidade humana, sobre auto-isolamento; sobre capacidades humanas e sinceridade”, explica Karman
Os ensaios foram improvisados. “Eu chamo a modelo online e começamos a sessão de fotos, que dura em torno de três a quatro horas”, diz
A questão do fantasma tem raízes na tecnologia, que faz com que um objeto, como o celular, seja algo vivo durante as chamadas de vídeo
Mas também está na questão da invisibilidade. “Parece que as pessoas viraram fantasmas, invisíveis umas às outras”, conta ele
Assim, cada um na sua casa segue sua vida e tenta preencher o vazio causado pelo isolamento com a tecnologia
As diversas reuniões de trabalho ou happy hours virtuais são justamente isso: uma tentativa de trazermos as pessoas distantes para próximo
As imagens chocam pelo sentimento que causam. Característica que, aliás, é muito presente no trabalho de Karman
“A arte é uma língua internacional onde as emoções são o alfabeto”, sintetiza o fotógrafo
Karman Verdi começou sua carreira artística na música, mas logo começou a tirar fotos com o celular e a paixão da fotografia veio à tona
Para ele, essa quarentena irá modificar muitas vidas e, de forma geral, mudará também o mundo todo
Editor Executivo Multimídia
Fabio Sales
Editora de Infografia Multimídia
Regina Elisabeth
Editores Assistentes Multimídia
Adriano Araujo, Carlos Marin, Glauco Lara e William Mariotto
Designer Multimídia
Lucas Almeida
Edição de Fotografia
Josias Bernardino dos Santos
Reportagem
Ana Lourenço