Concrejato/Divulgação

José Rosael

Erica Machado/Jonas Leite

Erica Machado/Jonas Leite

Erica Machado/Jonas Leite

Erica Machado/Jonas Leite

Erica Machado/Jonas Leite

José Rosael

Erica Machado/Jonas Leite

José Rosael

José Rosael

'
'

PATRIMÔNIO HISTÓRICOMuseu do Ipiranga: por dentro do restauro

Saiba como andam as obras de reforma e ampliação da emblemática instituição paulistana

Inaugurado em 1895, o Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, passa por reforma, restauro e ampliação desde outubro de 2019.
O museu terá 6.800 m² a mais. Atualmente, um fosso é escavado para abrigar sua nova entrada, com bilheteria, área de convivência, café e loja.
As portas e janelas do edifício estão sendo restauradas com enxertos da madeira original, a pinho de riga, com vigas guardadas na reserva do museu.
As fachadas do Museu do Ipiranga são ricas em detalhes: só nas do fundo há 1.172 ornamentos de diferentes tamanhos. O primeiro passo é higienizá-las.
Depois, ela é decapada para remoção de antigas camadas de tinta e para recomposição da argamassa. Tudo artesanalmente e com ferramentas cirúrgicas.
Pelos corredores, é possível observar as abóbadas de alvenaria que dão estrutura ao edifício. Tijolos lado a lado e argamassa de cal compõem os arcos.
Uma pesquisa minuciosa foi feita para identificar a cor original da fachada, por baixo de tantas camadas de tinta: é a prospecção estratigráfica.
Na obra, foi necessário desmontar parte da escadaria. Para remontá-la depois, os degraus de pedra foram cuidadosamente catalogados e numerados.
Cerca de 450 mil itens foram retirados do edifício para as obras. Os que não puderam sair foram (muito bem) encapados com espuma, papelão e madeira.
A reabertura do icônico museu paulistano está marcada para setembro de 2022, quando será celebrado o bicentenário da Independência do Brasil.

Editor Executivo Multimídia
Fabio Sales

Editora de Infografia de Multimídia
Regina Elisabeth

Editores assistentes multimídia
Adriano Araujo, Carlos Marin, Glauco Lara e William Marioto

Designer Multimídia
Danilo Freire

Edição de Fotografia
Rafael Arbex

Edição e reportagem
Marina Vaz