FOTOS: WASHINGTON ALVES/ESTADÃO

'
'

CoronavírusComo os hotéis estão enfrentando a pandemia de covid-19

Com protocolos de limpeza e de distanciamento social, hotéis tentam voltar a atrair hóspedes

Portaria virtual
O atendimento é feito remotamente, com o hóspede do lado de fora. O atendente faz todo o processo de check-in sem necessidade de contato pessoal com o cliente
Limpeza
Panos com produtos que matam bactérias são dispostos logo na entrada, para que o hóspede limpe os sapatos para evitar que ele carregue o coronavírus para o estabelecimento
Álcool gel e máscara
Em vários pontos do hotel Vivenzo Savassi, em Belo Horizonte, estão dispostos frascos de álcool em gel; além disso, clientes também ganham uma máscara ao fazerem o check-in
Rotação
Os quartos não são limpos mais todos os dias, mas recebem uma “faxina sanitária” a cada três dias, com os funcionários cobertos dos pés à cabeça, para evitar contaminação por covid-19
Alimentos
Todos os alimentos são lavados com água sanitária ao serem entregues pelos fornecedores. É mais uma medida para conter a proliferação do vírus
Refeição
Os restaurantes estão fechados na maior parte do tempo para evitar a aglomeração de pessoas; quase todas as refeições são servidas individualmente, nos quartos
Medição de temperatura
Com termômetros sem contato, funcionários e hóspedes têm a temperatura do corpo medida periodicamente, para detectar possíveis infecções pelo novo coronavírus
Confinamento
Os funcionários do hotel Vivenzo Savassi atuam em regime de confinamento, parecido com o de plataformas de petróleo; na foto, a área reservada aos funcionários do estabelecimento

Editor Executivo Multimídia
Fabio Sales

Editora de Infografia Multimídia
Regina Elisabeth

Editores Assistentes Multimídia
Adriano Araujo, Carlos Marin, Glauco Lara e William Mariotto

Edição de Fotografia
Sérgio Neves

Reportagem
Fernando Scheller