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EMPREENDEDORISMO Da cor da pele

De casting de modelos a banco de imagens: pequenos negócios buscam retratar maioria negra da população brasileira na moda e na publicidade

As fotos deste especial nasceram desses empreendimentos. Elas retratam os criadores dos negócios, os artistas agenciados, campanhas publicitárias já realizadas e ainda compõem um banco de imagens.
Só no Brasil, 115,9 milhões de pessoas se declaram negras, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE.
Embora representem mais de 55% da população brasileira e movimentem cerca de R$1,7 trilhão por ano, grande parte dos negros do País não se sentem representados pela publicidade.
72% acreditam que as pessoas que aparecem nas propagandas são muito diferentes deles, de acordo com a pesquisa “A voz e a vez. Diversidade no mercado de consumo e empreendedorismo”, realizada pelo Instituto Locomotiva
Você se lembra qual foi a última vez que viu uma pessoa negra em alguma propaganda na televisão ou nas redes sociais?
Com essa inquietação em mente, a publicitária Joana Mendes criou, em 2019, o Young Gifted and Black, banco de imagens feito por e com mulheres negras.

“Não focamos apenas em fotos de mulheres negras, mas o banco é feito integralmente por mulheres negras. Além das modelos, a fotógrafa, a maquiadora, a produtora de moda e a programadora do site também são negras”

Joana

A falta de representatividade também impulsionou o publicitário Ricardo Silvestre a criar a Black Influence, agência para conectar criadores de conteúdo negros ou de periferia às marcas. Hoje, já conta com 30 agenciados.
“O maior desafio é propor uma mudança de mindset no mercado. As empresas estão começando a falar sobre diversidade, mas não é bem trabalhado, é só ver as propagandas que vão para as ruas. É preciso furar essa bolha”, diz Ricardo.
Clariza Rosa, ao lado de mais dois sócios, criou no ano passado a Silva, agência de casting, produtora de moda e comunicação para negros e periféricos. Com atuação no Rio de Janeiro, a empresa conta com 40 agenciados e faturou R$ 330 mil em 2019.
“Podemos mostrar para as empresas que, se nós que somos pequenos conseguimos fazer a transformação e ter um time diverso, uma empresa grande também consegue fazer isso, com impacto muito maior”, destaca Clariza.

Editor Executivo Multimídia
Fabio Sales

Edição de Fotografia
Josias Santos

Editor Assistente Multimídia
Adriano Araujo

Designer Multimídia
Dennis Fidalgo

Reportagem
Marina Dayrell

Edição de texto
Letícia Ginak