Conheça as arenas dos Jogos Olímpicos

Nem mesmo o fato de mais da metade das 41 instalações esportivas que serão utilizadas nos Jogos de Tóquio já estar pronta antes de a capital japonesa ser escolhida como sede da Olimpíada, em 2013, evitou que o orçamento do evento estourasse e atingisse a incrível marca de US$ 15,8 bilhões (R$ 83,8 bilhões). Assim, os Jogos de Tóquio-2020 serão os mais caros de todos os tempos.

O aumento nos gastos não se deve apenas à postergação em um ano por causa da pandemia e à adoção de medidas sanitárias mais rígidas. Mas também porque o Japão investiu pesado para apresentar a partir do dia 23 de julho as arenas mais modernas do mundo. São instalações construídas especialmente para os Jogos ou reformadas que oferecem o que há de mais inovador no esporte, principalmente com relação a técnicas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente utilizadas em boa parte dos espaços, a começar pelo Estádio Olímpico, principal palco dos Jogos. Há, ainda, exemplos de arenas que utilizam painéis de energia solar, grama sintética feita de plástico reciclável, campo móvel para aproveitar a luz natural e até madeira que será reaproveitada para construir escolas.

Para frear a disseminação do novo coronavírus na capital japonesa, que apresentou aumento no número de casos no mês de julho, os organizadores decidiram proibir a presença de torcedores nas arenas de competição – o público de outros países que iria para lá já havia sido vetado em março. Assim, a menos que o panorama sanitário de Tóquio mude nos próximos dias, os ginásios não terão torcedores. Nas sedes que ficam fora da capital, a avaliação sobre a presença de público será feita de acordo com a realidade da pandemia no local.

Os Jogos de Tóquio não terão um Parque Olímpico, que reunirá em um único local a maioria das competições, a exemplo de edições anteriores da Olimpíada. As arenas estão espalhadas por várias regiões da cidade. Inclusive, vários esportes serão disputados fora da capital japonesa. O ciclismo de estrada, por exemplo, ocorrerá na parte inferior do Monte Fuji. As partidas de futebol serão disputadas em seis cidades, e os jogos de beisebol e softbol serão em Fukushima e Yokohama.

Expediente

Edição e Reportagem
Paulo Favero e Raphael Ramos
Design
Bruno Ponceano, Carlos Marin e Lucas Almeida
Desenvolvimento
Carlos Marin
Editor de Esportes
Robson Morelli
Editor Executivo Multimídia
Fabio Sales
Editora de Infografia Multimídia
Regina Elisabeth Silva
Editores Assistentes Multimídia
Adriano Araujo, Carlos Marin e William Mariotto

Leia também