Com quatro câmeras de vídeo e um aplicativo desenvolvido pela Microsoft, o Estado analisou as expressões faciais dos presidenciáveis que participaram do debate organizado pelo jornal no último domingo (9), em parceria com o Twitter, a Rádio Jovem Pan e a TV Gazeta.

Assim, foi possível descobrir que sentimento cada um deles demonstrava segundo a segundo. O levantamento é respaldado por pesquisas em Psicologia e Ciência da Computação.

Com a análise é possível notar quais são as características de cada um dos presidenciáveis. Ciro Gomes, por exemplo, demonstra mais desprezo que os demais. Boulos exibe frequentes expressões de surpresa.

Também é possível destacar o clima de cada momento do encontro, como quando todos os presentes mostraram expressões de tristeza durante discussão sobre o atentado sofrido por Jair Bolsonaro.

Antes de entrarmos em detalhes, precisamos mostrar como esse projeto foi realizado. Para quem se interessar, uma descrição mais técnica se encontra no pé da matéria.

Como fizemos

Quatro câmeras filmaram os

6 candidatos durante toda a duração do debate

Cada segundo do vídeo de cada candidato foi transformado em uma imagem

20m16s

20m17s

20m18s

20m19s

. . .

Cada imagem foi submetida a uma ferramenta de reconhecimento facial para a leitura de emoções

DESGOSTO

MEDO

Foram descartadas por apresentarem um número muito baixo de ocorrências

RAIVA

ALEGRIA

SURPRESA

TRISTEZA

DESPREZO

Quatro câmeras filmaram os

6 candidatos durante toda a duração do debate

Cada segundo do vídeo de cada candidato foi transformado em uma imagem

20m16s

20m17s

20m18s

20m19s

. . .

Cada imagem foi submetida a uma ferramenta de reconhecimento facial para a leitura de emoções

Foram descartadas por apresentarem um número muito baixo de ocorrências

DESGOSTO

MEDO

RAIVA

DESPREZO

SURPRESA

TRISTEZA

ALEGRIA

Em resumo, todo o debate foi filmado, exceto os intervalos comerciais. Cada candidato teve os movimentos registrados por quase duas horas, mesmo quando não estava falando.

Depois, os vídeos foram divididos em diversas imagens, uma para cada segundo da gravação. Esses recortes foram fornecidos para um aplicativo de reconhecimento facial que avalia, em porcentagem, que tipo de emoção está sendo demonstrada: neutralidade, alegria, tristeza, raiva, surpresa, desprezo, desgosto e medo.

Uma foto pode, por exemplo, mostrar 30% de neutralidade, 60% de alegria, e 10% de surpresa. A partir desses dados é feita a análise.

Como não expressa sentimento, a neutralidade foi descartada, assim como desgosto e medo, que não registraram valores significativos ao longo do debate.

Com tudo explicado, podemos passar para a análise de verdade.

Momentos mais intensos

O gráfico abaixo mostra um resumo das emoções combinadas de todos os candidatos durante o debate. Cada barra representa um minuto do encontro – ou seja, concentra os dados referentes a 60 frames dos vídeos que mencionamos acima.

Os valores indicam a média dos percentuais registrados pelo aplicativo para cada um dos cinco sentimentos avaliados. Vale lembrar que a soma nunca chega a 100% porque os sentimentos de neutralidade, medo e desgosto foram excluídos.

Em termos menos técnicos, isso significa que essas são as principais emoções demonstradas por todos os presidenciáveis juntos em determinado momento do evento.

Emoções manifestadas a cada minuto por todos os presidenciáveis juntos

Filtre por:

1º bloco Perguntas entre candidatos

Perguntas de jornalistas

Perguntas entre candidatos

Perguntas do Twitter

Considerações finais

No primeiro minuto do debate, os candidatos estavam demonstrando poucos sentimentos, com destaque para uma discreta alegria.

Perto do fim do primeiro bloco, as barras roxas começam a crescer, o que revela que mais expressões felizes foram demonstradas.

As barras verdes indicam algo mais inesperado: a tristeza é o segundo sentimento mais comum. Dois motivos podem explicar esse fenômeno.

O primeiro é o clima pesado que envolveu o encontro, realizado três dias depois de um atentado contra a vida de um dos concorrentes.

O outro é técnico: o aplicativo enxerga tristeza em expressões sérias, geralmente adotadas quando os candidatos se concentram nas perguntas ou acompanham interações entre seus rivais.

Vamos, agora, olhar o que aconteceu em cada bloco do programa.

1º bloco

Perguntas entre os candidatos

Esse foi o primeiro debate entre os presidenciáveis desde que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) sofreu um atentado, no dia 6 de setembro. Logo na abertura do programa, a mediadora Maria Lydia Flândoli informou que, em solidariedade ao capitão da reserva, os candidatos haviam concordado em remover os púlpitos reservados aos concorrentes ausentes. Nesse minuto houve a maior expressão de tristeza da noite.

Entretanto, conforme o bloco se aproximava do final, já houve espaço para frases de efeito e brincadeiras. O maior pico de alegria ocorreu aos 20 minutos, quando todos os candidatos riram de um bordão disparado por Guilherme Boulos (PSOL).

“Eu não vou chamar o Meirelles”, disse, ironizando o slogan de campanha do candidato do MDB. “Eu vou taxar o Meirelles”. Até mesmo o ex-ministro da Fazenda riu.

2º bloco

Perguntas de jornalistas

O segundo trecho foi quando os candidatos menos demonstraram sentimentos através de expressões faciais.

Em meio à calmaria, destacam-se dois momentos: aos 37 minutos, o editor executivo do Estado, Alberto Bombig, perguntou a Ciro Gomes (PDT) sobre sua relação com a Operação Lava Jato – afinal, o candidato apoia as investigações ou pretende “colocar o judiciário na caixinha”?

A questão gerou reações mistas. Foi nesse momento que, combinados, os candidatos mais expressaram emoções no bloco.

Para responder, Ciro invocou sua formação em Direito. Enquanto o pedetista dizia ser professor universitário, Marina Silva (Rede) retorcia os lábios – um movimento sutil, mas que, para o aplicativo, significa desprezo.

A expressão durou poucos segundos, mas foi suficiente para fazer com que o trecho se tornasse o de maior registro dessa emoção em todo o debate.

3º bloco

Perguntas entre os candidatos

Depois do intervalo, os candidatos voltaram a fazer perguntas uns para os outros. Coincidentemente, voltaram a ser registrados picos maiores de expressões faciais.

O primeiro ocorreu aos 53 minutos, quando dois temas polêmicos foram abordados em um intervalo curto. Geraldo Alckmin (PSDB) terminou de responder a uma pergunta de Meirelles. O emedebista afirmou que São Paulo, estado governado pelo tucano até o início da campanha, havia “exportado o crime organizado” a outros lugares do país.

Logo em seguida, Boulos questionou Alvaro Dias (Podemos) sobre o salário e benefícios recebidos por juízes e promotores. “Alvaro, você é fã do Ministério Público e do Judiciário. Você vai ter coragem de enfrentar essa esculhambação dos privilégios?”, indagou.

O pico seguinte aconteceu já perto do final do bloco, aos 67 minutos. Boulos novamente foi protagonista, mas de modo descontraído. Por três vezes na noite, a mediadora havia esquecido de conceder uma tréplica ao candidato. Nessa ocasião, lembrou e passou a palavra de forma bem humorada.

4º bloco

Perguntas do Twitter

O bloco seguinte, assim como o segundo, não teve perguntas e respostas entre os presidenciáveis. Da mesma maneira, também não houve muitas expressões faciais.

O auge dessa etapa aconteceu quando Henrique Meirelles respondia a um questionamento sobre desigualdade salarial entre homens e mulheres. Ele prometeu criar uma central nacional de informações sobre empresas que descumprem a legislação que determina pagamento igualitário para funcionários na mesma função. A fala foi acompanhada de uma reação discretamente alegre de Marina Silva, Geraldo Alckmin e Alvaro Dias.

5º bloco

Considerações finais

Após o intervalo, vieram apenas as considerações finais. O último pico de emoções aconteceu no minuto final, com candidatos sorrindo para se despedir da audiência.

Perfil dos candidatos

No gráfico anterior, destacamos os momentos onde houve mais emoção no debate. Agora, em vez de olhar para o encontro com um todo, vamos investigar como cada presidenciável se comportou.

Para comparar as emoções dos candidatos durante todo o debate, determinamos qual era o sentimento dominante de cada presidenciável em cada segundo dos vídeos. Trata-se da emoção que teve a maior pontuação na análise do aplicativo.

Por exemplo, diante de uma imagem que tem 80% de tristeza, 15% de raiva e 5% de desprezo, a tristeza é escolhida. Nos gráficos abaixo, mostramos o percentual de tempo em que cada sentimento prevaleceu.

Esse é um recorte diferente do anterior. Antes, o destaque estava nos extremos de cada emoção. Agora, olhamos para que tipo de sentimento se manifestou por mais tempo ao longo de todo o evento. As expressões de tristeza, embora menos intensas, foram dominantes com mais frequência.

Alvaro Dias (PODEMOS)

Assim como na maioria dos candidatos, a tristeza foi o sentimento que mais prevaleceu nas expressões de Alvaro Dias – provavelmente consequência do semblante sério que os políticos adotam quando não estão falando. Entretanto, em segundo lugar veio a alegria: o candidato do Podemos sorriu e fez piadas diversas vezes.

Ciro Gomes (PDT)

Ainda que a tristeza tenha sido constante entre os candidatos, Ciro se destaca nessa categoria. Quando estava em silêncio, o candidato mostrou expressões que o aplicativo considerou deprimidas. Além disso, ele foi quem demonstrou desprezo mais vezes.

Geraldo Alckmin (PSDB)

Ou o tucano está feliz ou está triste: ele é o presidenciável que menos demonstrou outros sentimentos que não esses dois. No geral, o perfil de suas emoções predominantes é semelhante ao de Alvaro Dias.

Guilherme Boulos (PSOL)

Da mesma maneira que aconteceu com Ciro e Marina, o aplicativo considerou o semblante de Boulos majoritariamente triste. Além desta, a emoção que mais prevaleceu foi a raiva, consequência dos diversos momentos em que o candidato do PSOL falou de modo incisivo.

Henrique Meirelles (MDB)

Ainda que tente parecer moderado no discurso, Meirelles foi o candidato que mais demonstrou raiva e surpresa. Se ignorada a tristeza, que foi a emoção dominante de todos os presidenciáveis, o que o rosto dele mais revelou foi agressividade.

Marina Silva (REDE)

Marina entra no grupo dos candidatos infelizes. Assim como Ciro e Boulos, ela demonstrou tristeza em quase 60% do tempo. A expressão séria e compenetrada que ela mostra quando escuta outros candidatos pode ter sido interpretada como triste pelo aplicativo.

Presidenciáveis minuto a minuto

Acabamos de olhar para o perfil de cada um dos candidatos ao longo de todo o debate. Entretanto, é possível descobrir mais detalhes ao explorar como foi o comportamento deles em diferentes momentos.

A linha do tempo abaixo mostra em que instante e com que intensidade os presidenciáveis expressaram as cinco emoções de nossa análise.

Novamente, os percentuais registrados pelo aplicativo, que são gerados segundo a segundo, foram agregados para revelar a média de cada sentimento durante um minuto.

Em outros termos, vamos mostrar quais emoções os políticos presentes demonstraram, na média, a cada minuto. O cálculo é igual ao que fizemos no primeiro gráfico do projeto. A diferença é que estamos analisando um presidenciável de cada vez.

As emoções expressadas por:

1º bloco Perguntas entre candidatos

Perguntas de jornalistas

Perguntas entre candidatos

Perguntas do Twitter

Considerações finais