
O que vai mover os automóveis no mundo
Participação nas vendas em porcentagem*
Elétricos
Híbridos**
Diesel
Gasolina
2
8
12
78
2020
2021
2022
2023
2024
2025
2026
2027
2028
2029
2030
3
10
10
76
4
14
9
74
4
17
8
71
6
20
7
67
7
24
7
62
9
27
6
58
11
30
5
54
13
31
5
51
16
32
5
48
18
34
4
44
O que vai mover o transporte no Brasil
Participação de cada combustível no consumo (em Mtep)***
Cenário 1: Considera entrada modesta da eletromobilidade no Brasil, onde deverá haver coexistência entre veículos a combustão, híbridos e elétricos
Cenário 2: Desafios
são superados mais rapidamente, e há aceleração da entrada da eletromobilidade após 2030
39,2
39,2
2015
2015
48,7
58,7
2030
2030
Diesel
57,4
72,5
2040
2040
2050
2050
65,2
81,8
29,1
29,1
Gasolina
com 27%
de etanol
2015
2015
23,8
32,9
2030
2030
28,8
40
2040
2040
28,1
39,7
2050
2050
9,6
9,6
2015
2015
18,5
16,2
2030
2030
Etanol
22,8
19,8
2040
2040
24,7
21
2050
2050
3,7
3,7
2015
2015
Querosene/
gasolina
para aviação
4,1
5,7
2030
2030
4,6
7,8
2040
2040
5,4
9,9
2050
2050
1,6
1,6
2015
2015
2,3
1,9
2030
2030
Gás natural
2,4
2,1
2040
2040
2,1
2
2050
2050
0,7
0,7
2015
2015
Óleo
combustível
1,2
1,8
2030
2030
1,4
2,4
2040
2040
1,8
3,1
2050
2050
0,2
0,2
2015
2015
0,3
0,3
2030
2030
Eletricidade
0,7
0,9
2040
2040
1,8
2,2
2050
2050
Total
84 Mtep
2015
2030
2040
2040
99 Mtep
118 Mtep
129 Mtep
Cenário 1
118 Mtep
146 Mtep
160 Mtep
Cenário 2
Banimento
Países e Estados que já definiram prazos para o fim da produção e venda de veículos a combustão interna
2025
2030
2035
2040
DINAMARCA
Califórnia
(EUA)
REINO UNIDO
NORUEGA
IRLANDA
HOLANDA
ALEMANHA
CHINA
FRANÇA****
Atenas
(GRÉCIA)
ÍNDIA
Cidade
do México
(MÉXICO)
Madri
(ESPANHA)

O que vai mover os automóveis no mundo
Participação nas vendas em porcentagem*
Elétricos
Híbridos**
Diesel
Gasolina
2
8
12
78
2020
2021
2022
2023
2024
2025
2026
2027
2028
2029
2030
3
10
10
76
4
14
9
74
4
17
8
71
6
20
7
67
7
24
7
62
9
27
6
58
11
30
5
54
13
31
5
51
16
32
5
48
18
34
4
44
O que vai mover o transporte no Brasil
Participação de cada combustível no consumo (em Mtep)***
Cenário 1: Considera entrada modesta da eletromobilidade no Brasil, onde deverá haver coexistência entre veículos a combustão, híbridos e elétricos
Cenário 2: Desafios
são superados mais rapidamente, e há aceleração da entrada da eletromobilidade após 2030
39,2
39,2
2015
2015
48,7
58,7
2030
2030
Diesel
57,4
72,5
2040
2040
2050
2050
65,2
81,8
29,1
29,1
Gasolina
com 27%
de etanol
2015
2015
23,8
32,9
2030
2030
28,8
40
2040
2040
28,1
39,7
2050
2050
9,6
9,6
2015
2015
18,5
16,2
2030
2030
Etanol
22,8
19,8
2040
2040
24,7
21
2050
2050
3,7
3,7
2015
2015
Querosene/
gasolina
para aviação
4,1
5,7
2030
2030
4,6
7,8
2040
2040
5,4
9,9
2050
2050
1,6
1,6
2015
2015
2,3
1,9
2030
2030
Gás natural
2,4
2,1
2040
2040
2,1
2
2050
2050
0,7
0,7
2015
2015
Óleo
combustível
1,2
1,8
2030
2030
1,4
2,4
2040
2040
1,8
3,1
2050
2050
0,2
0,2
2015
2015
0,3
0,3
2030
2030
Eletricidade
0,7
0,9
2040
2040
1,8
2,2
2050
2050
Total
2030
2040
2040
99 Mtep
118 Mtep
129 Mtep
2015
Cenário 1
84 Mtep
118 Mtep
146 Mtep
160 Mtep
Cenário 2
Banimento
Países e Estados que já definiram prazos para o fim da produção e
venda de veículos a combustão interna
2025
2030
2035
2040
DINAMARCA
Califórnia
(EUA)
REINO UNIDO
NORUEGA
IRLANDA
HOLANDA
ALEMANHA
CHINA
FRANÇA****
Atenas
(GRÉCIA)
ÍNDIA
Cidade
do México
(MÉXICO)
Madri
(ESPANHA)

O que vai mover os automóveis no mundo
Participação nas vendas em porcentagem*
Elétricos
Híbridos**
Diesel
Gasolina
2
8
12
78
2020
2021
2022
2023
2024
2025
2026
2027
2028
2029
2030
3
10
10
76
4
14
9
74
4
17
8
71
6
20
7
67
7
24
7
62
9
27
6
58
11
30
5
54
13
31
5
51
16
32
5
48
18
34
4
44
O que vai mover o transporte no Brasil
Participação de cada combustível no consumo (em Mtep)***
Cenário 1: Considera entrada modesta da eletromobilidade no Brasil, onde deverá haver coexistência entre veículos a combustão, híbridos e elétricos
Cenário 2: Desafios
são superados mais rapidamente, e há aceleração da entrada da eletromobilidade após 2030
39,2
39,2
2015
2015
48,7
58,7
2030
2030
Diesel
57,4
72,5
2040
2040
2050
2050
65,2
81,8
29,1
29,1
Gasolina
com 27%
de etanol
2015
2015
23,8
32,9
2030
2030
28,8
40
2040
2040
28,1
39,7
2050
2050
9,6
9,6
2015
2015
18,5
16,2
2030
2030
Etanol
22,8
19,8
2040
2040
24,7
21
2050
2050
3,7
3,7
2015
2015
Querosene/
gasolina
para aviação
4,1
5,7
2030
2030
4,6
7,8
2040
2040
5,4
9,9
2050
2050
1,6
1,6
2015
2015
2,3
1,9
2030
2030
Gás natural
2,4
2,1
2040
2040
2,1
2
2050
2050
0,7
0,7
2015
2015
Óleo
combustível
1,2
1,8
2030
2030
1,4
2,4
2040
2040
1,8
3,1
2050
2050
0,2
0,2
2015
2015
0,3
0,3
2030
2030
Eletricidade
0,7
0,9
2040
2040
1,8
2,2
2050
2050
Total
2030
2040
2040
99 Mtep
118 Mtep
129 Mtep
2015
Cenário 1
84 Mtep
118 Mtep
146 Mtep
160 Mtep
Cenário 2
Banimento
Países e Estados que já definiram prazos para o fim da produção e
venda de veículos a combustão interna
2025
2030
2035
2040
DINAMARCA
Califórnia
(EUA)
REINO UNIDO
NORUEGA
IRLANDA
HOLANDA
ALEMANHA
CHINA
FRANÇA****
Atenas
(GRÉCIA)
ÍNDIA
Cidade
do México
(MÉXICO)
Madri
(ESPANHA)