Em caso positivo, você é o tipo de profissional que buscamos para integrar a equipe digital da Editoria de Arte.
Somos um time composto por profissionais híbridos – uma mistura de designers, desenvolvedores e jornalistas de dados que transformam bases de dados em histórias envolventes. E queremos que você nos ajude a fazer isso de forma mais inovadora.
Gostou da ideia?
Ótimo! Fica com a vaga quem conseguir empilhar o maior número de quadradinhos azuis ali em cima.
É brincadeira! Vamos voltar a falar sério…
Procuramos um novo membro para a equipe porque queremos avançar na criação de narrativas imersivas, no uso de gráficos e mapas animados e no desenvolvimento de experiências interativas inspiradas por jogos, sobretudo em materiais explicativos.
Um profissional desses daria mais flexibilidade a uma equipe que já domina a criação de gráficos estáticos e interativos, plataformas, calculadoras e narrativas multimídia lineares – além de análises de dados avançadas.
Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, você pode ver alguns destes projetos recentes:
Oficialmente, o nome do cargo é “web designer”, mas buscamos alguém com experiência em algumas áreas específicas:
Na prática, buscamos alguém que programa para criar coisas bonitas. Isso envolve arte generativa ou visualizações de dados mais expressivas que, muitas vezes, incluem recursos visuais, áudio e movimento. Geralmente, isso exige domínio de JavaScript e WebGL.
O clássico Wind Map, criado por Fernanda Viégas e Martin Wattenberg, é tão artístico quanto informativo. O mesmo conceito e tipo de visualização foi usado pelo NYT para mostrar a movimentação do gelo na Antártida.
O envolvimento proporcionado por experiências inspiradas em games tem grande potencial na hora de explicar algum fenômeno complexo. Idealmente, quem vai desenvolver essas narrativas tem domínio de ferramentas que lidam com elementos 3D (como o three.js), com física (como o matter.js) e com engines de jogo (como o Phaser e o PixiJS).
O NYT criou uma interface de jogo e simulações para explicar como a Uber usa truques psicológicos para manipular seus motoristas. Outra simulação, que mostra cada corredor de uma maratona, foi feita com PixiJS pelo Berliner Morgenpost.
Além do que foi listado acima, você vai ganhar pontos se tiver experiência com realidade virtual ou aumentada, tratamento de dados (usando Python, R ou até planilhas) e com sistemas de mapas, como QGIS, Leaflet ou Mapbox.
Então entre em contato comigo através do LinkedIn ou pelo endereço abaixo com o assunto “Web designer”:
Nossas maiores referências são publicações como The Pudding, The New York Times, FiveThirtyEight e o Nexo Jornal, além de projetos listados no Explorable Explanations.
Vaga anunciada no dia 22 de abril de 2019.