Da esquerda para a direita: Ada Lovelace e Alan Turing, pioneiros da programação; Martine Rothblatt, criadora em diversas áreas; Ben Goertzel e Dag Kitthaus, idealizadores de Sophia e Siri, respectivamente

Há robôs por toda parte: mas quem os inventou?

As histórias dos precursores da inteligência artificial e suas criações

Siri e Sophia são nomes comuns em manchetes sobre tecnologia. Mas quem está por trás da criação de robôs como esses? Quem são os responsáveis pela programação atingir o nível em que está hoje? É para responder a essas e outras questões que o EstadãoQR criou a série “Pais de Robôs”. Confira!

Ada Lovelace

Ada Lovelace

Filha do poeta Lord Byron, Ada Lovelace (1815-1852) é conhecida por ser a primeira programadora do mundo. Durante a Revolução Industrial, ela inventou um algoritmo para a Máquina Analítica, de seu amigo Charles Babbage, considerada por alguns pesquisadores como primeiro projeto de “computador com propósito geral”. Sua invenção tinha como objetivo programar a máquina para fazer cálculos, mas ela previa que o “computador” poderia fazer tudo que tivesse como ser representado por expressões matemáticas, inclusive música!

Alan Turing

Alan Turing

Considerado pai da inteligência artificial, Alan (1912-1954) criou a Máquina de Turing, para escrever e interpretar símbolos limitados em “0”, “1” e “conjunto vazio”, usados até hoje na programação de computadores. Apesar de sua atuação no exército inglês, decodificando mensagens cifradas durante a Segunda Guerra Mundial, ter contribuído para evitar uma invasão nazista, o matemático foi condenado a uma castração química pela Justiça de seu país por ser homossexual, o que era crime na época. Apenas em 2009 a Coroa Britânica reconheceu sua contribuição e se desculpou oficialmente.

Martine Rothblatt

Martine Rothblatt

A Inteligência Artificial é uma ponte para que o ser humano possa prolongar sua existência, na opinião de Martine Rothblatt (1954-). Com muitas atribuições – desde empresária a líder de sua própria religião -, ela mantém a fundação Terasem Moviment, onde foi criada a robô Bina 48. Inspirada na mulher de Martine, Bina se relaciona com seres humanos e já conseguiu feitos incríveis, como dar sozinha uma aula de ética e tecnologia na Universidade Notre Dame de Namur, na Califórnia, Estados Unidos.

Ben Goertzel

Ben Goertzel

Um dos grandes nomes na criação da robô Sophia, Ben Goertzel é CEO da Singularity NET, que desenvolve projetos de inteligência artificial. Nascido no Rio de Janeiro, Goertzel (1966-) passou grande parte da vida em Hong Kong. Costumeiramente reservado, o inventor chamou atenção pelo entusiasmo que demonstrou quando Sophia recebeu cidadania da Arábia Saudita. “Como leitor de ficção científica, é legal que um robô seja cidadão de um país”, declarou na Web Summit, em 2017, pouco depois de Sophia receber o título.

Siri Inc.

Na imagem, Dag Kittlaus, um dos criadores da assistente virtual Siri

Já imaginou a assistente virtual Siri em aparelhos Android e BlackBerry? Essa era a ideia de Dag Kittlaus, Tom Gruber e Adam Cheyer, em 2007, quando o aplicativo começou a ser desenvolvido. Ao contrário do que muitos pensam, a assistente virtual Siri não foi criada do zero pela Apple. A empresa de Steve Jobs comprou a startup do trio de desenvolvedores em abril de 2010 por US$ 200 milhões. A Siri estreou em aparelhos Apple no iPhone 4S. Kittlaus, Gruber e Cheyer não estão mais na empresa.