prod() ) $core->include('head-opening') ?> Mapa astral | Especial Focas Estadão prod() ) $core->include('head-closing') ?> prod() ) $core->include('body-opening') ?>
Reprodução/Claudia LisboaAstróloga sentada em um sofá branco explica as características do site Capitu
Claudia Lisboa detalha as características de Capitu, segundo a astrologia

De Escorpião, com ascendente em Peixes e Lua em Leão

Mapa astral de Capitu mostra transformação constante, sensibilidade e criatividade, revela a astróloga Claudia Lisboa

Capitu foi ao ar, oficialmente, em 11 de dezembro, às 14 horas. No entanto, esse não pode ser considerado o dia de nascimento do projeto final da 29ª turma do Curso Estado de Jornalismo. Ele já vinha sendo discutido e trabalhado há algum tempo pelos Focas, como são conhecidos os participantes do curso. O especial deixou de ser uma ideia e começou a tomar forma em 1º de novembro de 2018, na cidade de São Paulo. Uma mensagem de WhatsApp registra o horário de nascimento de Capitu: 16h07.Pelo título deste texto e pela tamanha precisão com o dia e o horário, você já deve imaginar o que vem pela frente. Isso mesmo, em um projeto feminino, a astrologia não ficaria de fora. E Capitu também não perderia a chance de fazer seu mapa astral. Então segura esta: Sol em Escorpião, Lua em Leão, ascendente em Peixes e meio do céu em Sagitário. Assim é Capitu, de acordo com a astróloga Claudia Lisboa.

Ela traduz as mensagens do zodíaco:

Sol em Escorpião: A profundidade, a revelação do oculto, a possibilidade de transformação constante, sempre com renovação de assuntos e de interesses

Lua em Leão: A força e o brilho de um signo que diz a que veio e que se envaidece de ser exatamente aquilo que é; tem um espaço especial marcado pela criatividade

Ascendente em Peixes: A sensibilidade, um colorido todo especial, algo que vai para além da imaginação

Meio do céu em Sagitário: A ampliação do campo de saber

Agora, se você gosta mesmo é de mapa astral detalhado, Claudia explica como nasce Capitu:

Sol em Escorpião

O Sol representa a força, a potência em torno da qual o site gira, a maneira com a qual ele se mostra ao mundo, como se fosse o coração do projeto. Capitu tem como regente o signo de Escorpião, que é associado à transformação e à transmutação da matéria, a partir de duas vertentes: sexo e morte. A justificativa está no fato de Escorpião falar da finitude das coisas e da continuidade delas a partir do que fica.

Quando penso no nome Capitu, na obra de Machado de Assis e em Dom Casmurro, a personagem tem aquele olhar oblíquo, atravessado, que deixa mistério, que toca nos tabus. A quebra de paradigmas acontece quando o site decide tocar em assuntos que, normalmente, não são direcionados para as mulheres, como Política, Economia e Esportes. Eu posso dizer que a força primordial de Capitu é a fênix, aquela ave mitológica que se consome, morre nas suas próprias chamas e renasce das cinzas.

Há, além do Sol propriamente dito, outros dois aspectos interessantes acerca do signo que rege Capitu. Na astrologia antiga, o signo de Escorpião aparece regido por Marte, o deus da guerra na mitologia romana. O planeta em questão, na data e no horário indicados, estava no signo de Aquário. Esse posicionamento indica que há, no projeto, um desafio muito grande, mas o potencial de revolução: Aquário é o signo das grandes revoluções e daquilo que está associado à consciência do coletivo, à ideia do comunitário, da solidariedade, da inclusão, das questões sociais.

Regente de Escorpião desde 1930, quando ele foi descoberto, Plutão é o deus da morte e do renascimento. No mapa de Capitu, o astro está localizado em Capricórnio. Como Plutão passa muito tempo em um signo só, ele vai tratar das questões da atualidade de um modo mais amplo. Capricórnio é aquele que sobe a montanha, o ambicioso. O alcance de um poder e a construção da sociedade nos alicerces sólidos, daquilo que nós entendemos como o coletivo.

Lua em Leão

Se o Sol indica o que você mostra para o mundo, a Lua aponta como você é no íntimo. Ou, como Capitu vai acolher as leitoras e os leitores, a abrangência do conteúdo que será produzido, aquilo que o site oferece e o cuidado com os feedbacks recebidos. A Lua de Capitu está em Leão, uma posição especialíssima, muito bonita, porque fala exatamente da consciência, do poder que há nas mãos daquele que é representado pelo site.

A Lua nesse signo aponta que o feminino está localizado no site de uma forma revolucionária, inovadora. Ou, usando uma palavra contemporânea, está ligada ao empoderamento da força feminina. Essa força é a força máxima, que tem relação também, pensando amplamente, com a criatividade. Leitoras e leitores serão contemplados com conteúdos muito singulares.

Ascendente em Peixes

Conhecido como o signo da sensibilidade e da imaginação, Peixes é a maneira como Capitu se expressa para o mundo: de forma singular. O jeito ímpar de Capitu faz com que consiga captar desejos distantes das mulheres de agora e do passado em um único universo, mas de várias formas.

A sensibilidade de Capitu fará com que ela use dispositivos da internet, para, de um jeito criativo, quebrar paradigmas. O ascendente representa o que há de mais singular no projeto, que é dar a liberdade para a imaginação. Toda a coisa da fotografia, dos vídeos, eu acho que isso aí vai dar uma roubada legal, vai ser um belo aspecto da força do site.

Em um paralelo com a personagem de Machado de Assis, que carrega o fardo de um tabu que envolve uma suposta traição, criada no imaginário de quem leu a obra, Capitu se apresenta, também no site, como a representante de algo que não vai podar a imaginação, tanto de quem escreve quanto de quem lê.

Meio do céu em Sagitário

Às vezes deixado de lado nas análises mais simples, o meio do céu procura dar luz ao signo que estava no topo do céu na hora indicada no mapa astral. Eles não são fontes de energia como o Sol, a Lua e os planetas, mas indicam pontos de poder em um determinado momento no tempo e espaço onde as energias podem se manifestar de forma mais intensa.

Capitu tem o Meio de Céu em Sagitário, representado por um centauro, ser mitológico que é metade homem, metade cavalo. Em termos simbólicos, Sagitário quer dizer que nós temos o corpo como ferramenta de alcance de nossos objetivos. A superação, por exemplo, por meio da prática dos esportes… Ir além dos limites do corpo.

Além do corpo animalesco, a cabeça humana presente no centauro representa o pensamento, o intelecto. Sagitário é o signo dos filósofos, dos pensadores, aqueles que nos fazem pensar e questionar o porquê de tudo, o porquê da vida, e ali deixa sempre em aberto a possibilidade de irmos mais longe.

Por estar no topo do céu no nascimento do site, Sagitário faz com que o propósito do projeto seja alcançar mais e mais por meio da informação. Em termos gerais, o posicionamento indica que aquilo que estava fechado, inacessível, ganhou uma chave, uma senha: Capitu.

prod() ) $core->include('body-closing') ?>