Gerentes de Recursos Humanos não correm risco de automação, devido a sua alta capacidade de relacionamento com o capital humano da empresa

Competências humanas são características dos trabalhadores insubstituíveis

Ocupações com foco em relacionamento pessoal e cuidado com o próximo têm baixa probabilidade de automação

Com os robôs batendo à porta de milhões de empregos no Brasil, como se preparar para o mercado de trabalho no futuro? O Estadão QR conversou com o presidente da empresa de Executive Search Odgers Berndtson no Brasil, Luiz Wever, e com o especialista em educação Eugenio Mussak para saber quais serão as competências profissionais mais importantes daqui para a frente.

Os especialistas garantem que vale à pena investir na parte humana do trabalho, desenvolvendo habilidades como o espírito empreendedor, a capacidade de adaptação e a curiosidade.

Quer saber mais? Veja as entrevistas logo abaixo.

São justamente essas competências humanas que marcam algumas das profissões com a menor probabilidade de sumir nos próximos anos no Brasil, conforme mostra um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicado em março. Ocupações com foco no relacionamento pessoal e no cuidado com os outros são as que menos têm chance de terminar.

Confira aqui quais são as profissões que não devem sumir:

Olá, sou o QR. Um humano selecionou esta matéria para você ler. 😊