Natação é um esporte em que se começa cedo. Bianca Loureiro iniciou aos 3 anos. Hoje, com 16, já foi campeã paulista e brasileira nos 200 metros borboleta. Ela segue as braçadas de Joanna Maranhão, que também começou aos 3 e dedicou a vida ao esporte.
As duas nasceram perto da praia: Joanna, no Recife, e Bianca, em Santos. A convite do Estado, elas trocaram experiências em uma conversa por Whatsapp sobre suas provas favoritas na natação, a dificuldade de conciliar treinos e competições com a vida social na adolescência e as várias fases da carreira. “Tenho certeza de que levarei essa conversa pra vida toda”, emociona-se Bianca, com a oportunidade de tirar dúvidas com Joanna.
Ao longo da carreira, a veterana de 31 anos bateu 40 recordes brasileiros, mas acredita que a nova geração vai ultrapassá-la. E incentiva a novata Bianca. “Tenho certeza de que futuramente meus resultados serão só uma lembrança feliz para mim, porque vocês farão muito mais pela nossa natação.”
Joanna define o amor pelo esporte em uma palavra: resiliência. E quando Bianca pergunta como a veterana conciliava o esporte com as festas com os amigos nos fins de semana, ela explica que essa não é uma parte fácil para um adolescente. “É absolutamente normal”, diz Joanna. “Ninguém precisa ser focado 100% do tempo.” Essa e outras declarações você confere aqui.