Direto ao ponto
10:07 Stelamaris Bertoli: ”Todo ruído é som, mas nem todo som é ruído”
16:58 Sabrina Pimentel: ”Eu nem percebo que eu fiz aquele som, e eles falam que gostaram”
25:13 Minha Vó Tá Certa? Ruídos brancos ajudam as pessoas a dormir?
26:57 Manja do Assunto: “Descobri o ASMR quando eu ainda era uma criança”, diz Sweet Carol
31:34 Ajuda Aqui! Thiago Madrigrano explica funcionalidade biológica e proteína
34:07 Prêmio IgNobel: Por que sentimos agonia do som de unhas riscando um quadro negro?
Abusando da criatividade e de muitos sussurros, youtubers especializados em ASMR prometem fazer você relaxar e até dormir com barulhos para lá de peculiares. Os vídeos simulam desde uma sessão de limpeza de pele a uma cesárea em um abacate. Mas o que está por trás do sucesso desses vídeos? O que diz a ciência?
Leio o roteiro completo do episódio aqui.
Neste episódio, explicamos não só algumas curiosidades sobre ASMR (sigla em inglês para Resposta Meridional Sensorial Autônoma), mas como o corpo humano reage aos sons, quais órgãos e estruturas participam do processo de escuta e o motivo de alguns sons provocarem sensações prazerosas em algumas pessoas, como o ASMR.
Para explicar os aspectos físicos do som, conversamos com Stelamaris Rolla Bertoli, professora da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Acústica. Já o professor associado da USP, Miguel Ângelo Hyppolito, que atua na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, esclarece como o corpo se comporta em relação aos sons.
Para falar sobre ASMR, conversamos com Carolina Rossi, dona do maior canal do gênero no Brasil, o Sweet Carol, e com Sabrina Pimentel, do canal Sabrina ASMR.
Minha Vó Tá Certa?
- O professor Miguel Angelo Hyppolito, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, explica um hábito comum entre algumas pessoas, que é dormir apenas no silêncio total ou com algum barulhinho de fundo, como televisão e ventilador, também conhecidos como ruídos brancos.
- “Existem as duas condições: pessoas que não têm zumbido e, por conta de experiências prévias, se sentem mais seguras quando ouvem algum ruído no ambiente e pessoas que precisam disso [silêncio] porque têm um sintoma, que é um zumbido, que atrapalha que ela pegue no sono”, explica Miguel Angelo.
Manja do Assunto
- A convidada do quadro é a youtuber Carolina Rossi, dona do maior canal de ASMR do Brasil, o Sweet Carol. Ela comenta como conheceu o ASMR e decidiu trabalhar com isso, o sucesso do canal e o processo criativo dos seus vídeos.
- “Eu monto tudo, umas coisinhas em cima da mesa. E, no vídeo, eu vou improvisando. Não tenho roteiro nenhum”, explica a youtuber.
Ajuda Aqui
- O som pode cair no vestibular. O professor de Biologia Thiago Madrigrano, do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e da Escola Bilíngue Pueri Domus, explica como questões relacionadas ao som podem aparecer em provas de concursos e vestibulares.
- Segundo Madrigrano, o sistema sensorial é uma boa aposta para os estudos. Ele lembra que a pele, a língua, o nariz, os olhos e o ouvido são os principais componentes deste sistema.
- “Todos esses órgãos mandam as suas informações, através de nervos, para o cérebro. Então, um gancho é entender quais são as estruturas cerebrais associadas à interpretação de cada um desses estímulos, porque são áreas diferentes”, aconselha Madrigrano.
Prêmio IgNobel
- O Prêmio IgNobel deste episódio remonta ao ano de 2006, na categoria Acústica, e foi para uma pesquisa que tentou explicar por que as pessoas sentem tanta agonia ao ouvir o barulho de unhas riscando um quadro negro.
- Três pesquisadores se dedicaram à pesquisa, em sete universidades americanas. Entre elas, Harvard. Eles sintetizaram várias versões do barulho, com diferenças de amplitude e de proporção de ondas de frequência baixa e alta. Depois, colocaram voluntários adultos para ouvir e classificar as faixas de áudio da mais agradável à mais desagradável.
- Um dos objetivos era determinar o que torna esse barulho tão irritante: os sons mais graves ou os mais agudos. As faixas de áudio consideradas mais agradáveis pelos voluntários foram as que tinham menos sons graves, ou seja, de baixa frequência.
Créditos
Produção: Isaac de Oliveira, Larissa Gaspar, Marina Aragão, Samuel Lima e Victor Pinheiro
Roteiro: Jéssica Nakamura e Larissa Gaspar
Apresentação: Jéssica Nakamura e Rodrigo Sampaio
Edição de áudio: Ítalo Lo Re
Edição do episódio: Carla Miranda e Luiz Fernando Teixeira
Convidados: Carolina Rossi – youtuber de ASMR (canal Sweet Carol)
Miguel Angelo Hyppolito – professor associado da USP, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Sabrina Pimentel – youtuber de ASMR (canal Sabrina ASMR)
Stelamaris Rolla Bertoli – Professora da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Acústica
Thiago Madrigrano – professor de Biologia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e da Escola Bilíngue Pueri Domus
Vagner Pimentel – professor de Física da Escola Bilíngue Pueri Domus