Direto ao ponto

02:25 Manja do Assunto: Conheça Everton Miguel, fotografado retirando óleo das praias no Nordeste

08:20 Minha Vó Tá Certa? Peixe foge do óleo? Veja o que Yara Novelli diz a respeito

16:47 Momento Faraday: O que significa o termo ”rugosidade”?

34:49 Ajuda Aqui! Derramamento de óleo na costa brasileira deve ser tema nos próximos vestibulares

35:48 Prêmio IgNobel: Provaram que petróleo e água se misturam

As manchas de óleo começaram a aparecer nas praias do Nordeste brasileiro em setembro de 2019. Os resíduos chegaram ao litoral do Rio de Janeiro e a contabilidade feita até a primeira quinzena de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), chega a 6 mil toneladas. 

Leia o roteiro completo do episódio aqui.

Uma descoberta feita pelos pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) indica um possível navio responsável pelo vazamento de óleo nas praias brasileiras. Não se trata, no entanto, de nenhuma das cinco embarcações apontadas pela Marinha como as principais suspeitas pelo derramamento. 

Sobre o impacto ambiental, conversamos com a professora sênior da Universidade de São Paulo (USP) e oceanógrafa Yara Schaeffer-Novelli que fala sobre a importância das pesquisas como forma de resolver desastres ambientais como o derramamento do óleo. O episódio também discute se o peixe é capaz de fugir do óleo ou não. 

Manja do Assunto

  • Para este quadro, entrevistamos o jovem Everton Miguel dos Anjos, de 13 anos, que ficou conhecido por uma foto que viralizou nas redes sociais, no ápice da tragédia. Na imagem, o menino sai da praia com os braços abertos, vestido com um saco de lixo e coberto por óleo. A foto, que teve repercussão internacional, foi tirada enquanto Everton ajudava na remoção das manchas de óleo em Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife

Ajuda Aqui!

  • Para Talita Delariva, professora de Biologia do Cursinho e Escola Poliedro, em Campinas, o derramamento de óleo na costa brasileira deve ser um dos principais temas explorados nos vestibulares do próximo ano. 

Prêmio IgNobel

  • Em 2010, o prêmio IgNobel de Química foi dado para os engenheiros Eric Adams, Scott Socolofsky, Stephen Masutani e, acreditem, para a petroleira British Petroleum. Eles provaram que dá, sim, para misturar água e petróleo.

Créditos

Apresentadores: Carla Menezes e Diego Kerber
Roteiro: Brenda Zacharias e Victor Pinheiro
Edição de áudio: Mateus Figueiredo
Produção: Adriano Cirino, Brenda Zacharias, Marina Cardoso, Sandy Oliveira e Victor Pinheiro.
Edição do episódio: Carla Miranda e Luiz Fernando Teixeira 
Convidados:
Zenis Novais – pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Yara Schaeffer-Novelli – professora sênior da USP e oceanógrafa
Alberto Wisniewski Júnior – coordenador do Laboratório de Petróleo e Energia da Biomassa da Universidade Federal do Sergipe
Humberto Barbosa – Coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens por Satélite (Lapis)
Everton Miguel dos Anjos – estudante que ficou conhecido pela fotografia tirada por Léo Malafaia, em que ele sai do mar com o corpo coberto por óleo cru 
Talita Delariva, professora de Biologia do cursinho e escola Poliedro, em Campinas