Direto ao ponto

06:40 Fobias causam alterações na anatomia do cérebro

14:31 Manja do Assunto: Paulo Gustavo fala sobre fobia de avião

18:40 Minha Vó Tá Certa? Tratamento de choque de fobias

20:57 Ajuda Aqui! Relação entre fobias e sistema nervoso

23:52 Prêmio IgNobel: O ”pum” como defesa

Seu medo pode ser comum: de avião, de altura, do escuro. Mas também pode ser inusitado: de agulha, de multidão, de ficar longe do celular. Seja como for, o coração bate mais forte, a boca fica seca e as mãos tremem sem parar.

Clique aqui e leia o roteiro completo

São reações naturais que constituem importante mecanismos de defesa do corpo humano. O problema é quando essas situações desencadeiam comportamentos desproporcionais às circunstâncias apresentadas. Neste caso, o medo é considerado uma fobia.

Neste episódio do Choque da Uva, conversamos com o neurologista Saulo Nader, do Hospital Albert Einstein, que destrinchou a anatomia do cérebro de um paciente com fobia. Também entrevistamos a psiquiatra Maria Fernanda Caliani. Ela explicou como se dá o tratamento da doença. Já o ator Paulo Gustavo contou que o medo de avião já o fez até perder um trabalho.

Minha Vó Tá Certa?

  • A psicanalista Laura Granado, professora da Universidade de São Judas, em São Paulo, desfaz o mito de que o tratamento ideal para o transtorno fóbico é expor o paciente ao objeto que causa o medo. 
  • “O tratamento de choque não é indicado porque, se você expõe a pessoa de uma maneira traumática ao objeto fóbico, você provoca uma reação em que aumenta o grau de ansiedade vinculado àquele objeto”, explica médica.

Manja do Assunto

  • O ator e humorista Paulo Gustavo conta que o medo de voar é antigo. “Eu tive muito medo de avião na minha vida, mas fui superando ao longo dos anos com o trabalho”, revela. 
  • Ele diz que o temor mudou de dimensão após a chegada dos dois filhos, Romeu e Gael, que ele adotou com o marido, Thales Bretas. “Eu tenho medo de acontecer alguma coisa e deixar os meus filhos, muito pequenininhos ainda”, explica. 
  • E o que é melhor: cair na água ou em terra firme? “Ficava pensando que vai pousar na água e não explodir, mas depois comecei a conhecer pilotos e descobri que pousar na água é muito mais difícil”, diz.

Ajuda Aqui!

  • O tema das fobias pode ser relacionado a questões sobre a composição e o funcionamento do Sistema Nervoso Central, de acordo com o professor de Biologia Thiago Madrigrano.
  • Ele explicou, por exemplo, as funções de estruturas importantes do cérebro, como o córtex pré-frontal, o hipocampo e as amígdalas cerebrais, que influenciam diretamente o comportamento humano.

Prêmio IgNobel

  • Em 1996, uma psicóloga descobriu que um menino americano chamado Peter desenvolveu um peculiar mecanismo de defesa contra situações de perigo: o “pum”. 
  • Em artigo publicado na revista Journal of Analytical Psychology, a pesquisadora Mara Sidoli registrou que o garoto soltava gases toda vez que ficava tímido ou assustado. 
  • No tratamento, a psicóloga disse que contou com a ajuda de um coelhinho rosa e de um gato de pelúcias para fazer com que a criança ficasse mais sociável. Os brinquedos se tornaram os melhores amigos do menino. 

Créditos

Produção: André Marinho, Felipe Goldenberg, Heloísa Scognamiglio, Jéssica Nakamura, Luísa Laval, Marina Aragão, Rayssa Motta, Rodrigo Sampaio
Roteiro: Marina Aragão e Luísa Laval
Apresentação: Rodrigo Sampaio e Jéssica Nakamura 
Edição de áudio: Felipe Goldenberg
Edição do episódio: Carla Miranda e Luiz Fernando Teixeira
Convidados: 
Laura Granado – psicóloga e professora da Universidade de São Judas, em São Paulo 
Maria Fernanda Caliani – psiquiatra e youtuber do canal Neurologia e Psiquiatria TV
Paulo Gustavo – ator e comediante
Saulo Nader – neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein
Thiago Madrigrano – professor de Biologia do Curso Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e da Escola Bilíngue Pueri Domus