Direto ao ponto

03:23 Para engenheira de alimentos, é possível obter ingredientes de origem animal de outras formas

07:52 Maureen Santos: “Você tem de pensar, antes do veganismo, na democratização da alimentação saudável”

11:58 Minha Vó Tá Certa? E essa história de que vegano só come legumes?

14:19 Manja do Assunto: Vitória, da dupla Anavitória: “Eu sei o que eu estou fazendo para o meu corpo”

16:40 Ajuda Aqui! Bioquímica e Fisiologia Humana

18:19 Prêmio IgNobel: O homem que fotografou as próprias refeições por 34 anos

Não é difícil encontrar alguém que virou vegano recentemente. Quem adota esse estilo de vida não consome nenhum produto de origem animal. Isso vai desde alimentos, como peixe e ovo, até itens que a gente nem imagina, como sacolas plásticas e pneus.

Leia o roteiro completo do episódio aqui.

Os defensores do veganismo alegam que a pecuária traz danos sérios ao meio ambiente. Segundo dados do Real Instituto de Relações Internacionais do Reino Unido, a pecuária é responsável por liberar cerca de 15% dos poluentes que levam ao aquecimento global.

Outro problema é o consumo de água. De acordo com Maureen Santos, coordenadora de programas da Fundação Heinrich Böll, para produzir um quilo de carne são necessários 15 mil litros do líquido.

Consumir carne em excesso é prejudicial também ao nosso organismo. A nutricionista Fernanda Ferreira dos Santos conta que, idealmente, uma pessoa que pesa 70 quilos deve consumir apenas 56 gramas de carne por dia. Para fazer a conta, basta multiplicar seu peso por 0,8.

Minha Vó Tá Certa?

  • A nutricionista Fernanda Ferreira dos Santos explica que é possível, sim, eliminar a proteína animal da alimentação de maneira saudável. Para isso, basta substituí-la por alimentos como lentilha, soja, grão de bico, tofu, brócolis e espinafre. 
  • Fernanda também desmistificou a ideia de que veganos só comem legumes. “O vegano come legumes, cereais, leguminosas e frutas”, diz.

Manja do Assunto

  • Conversamos com a cantora Vitória Falcão, da dupla Anavitória. Ela é vegetariana há cinco anos e está na transição para o veganismo. A cantora conta que consegue manter uma alimentação vegana em casa, mas quando viaja é mais difícil. 
  • Para Vitória, esse estilo de vida é uma “benção divina”. “Sei que eu estou fazendo para o meu corpo, para o universo, e condiz com tudo o que eu penso”, completa.

Ajuda Aqui!

  • O professor de Biologia André Carmo, que dá aula no Colégio Anchieta, em Salvador, explica como esse assunto pode ser cobrado em provas e em vestibulares. O tema está relacionado aos conteúdos de bioquímica. 
  • O conteúdo abordado está ligado às proteínas, mais especificamente aos aminoácidos naturais e aos essenciais. Os aminoácidos naturais são aqueles que produzidos naturalmente, enquanto os essenciais nós não conseguimos produzir. 
  • Outros temas similares que já apareceram nas provas referem-se à intolerância à lactose e ao glúten. O sistema digestório, em geral, também costuma ser cobrado. 

Prêmio IgNobel

  • Em 2005, o japonês Yoshiro Nakamatsu levou o prêmio de Nutrição. Ele fotografou por 35 anos o conteúdo de todas as suas refeições. A ideia era analisar os hábitos alimentares e, então, correlacionar com o processo criativo. 
  • Como resultado, Nakamatsu montou uma dieta que se resume a 55 alimentos considerados ideais, por ele mesmo, para a longevidade e para a criatividade.

Créditos

Produção: Heloísa Scognamiglio, Marcela Coelho, Milena Teixeira e Sandy Oliveira.
Roteiro: Mariana Hallal, Levy Teles e Bárbara Rubira
Apresentação: Guilherme Bianchini e Mariana Hallal
Edição de áudio: Bárbara Rubira
Edição do episódio: Carla Miranda e Luiz Fernando Teixeira 
Convidados: André Carmo – professor de biologia no Colégio Anchieta, em Salvador (BA)
Fernanda Ferreira dos Santos – Nutricionista
Maria Eduarda de Lemos – Engenheira de Alimentos e integrante da Sociedade Vegetariana Brasileira
Maureen Santos – Coordenadora de Programas da Fundação Heinrich Böll
Vitória Falcão – cantora e integrante da dupla Anavitória