Direto ao ponto

02:26 Entrevista com Timothy Verstynen, co-autor do livro ’Do zombies dream of electric sheep?’

11:40 Wesley Luzetti Fotoran: ”Estudos estimam que 50% da população mundial tem o parasita Toxoplasma gondii”

12:57 Minha Vó Tá Certa? Quem tem contato com gatos de rua pode pegar toxoplasmose?

19:41 Manja do Assunto – Jovem Nerd: ”Como a humanidade se comportaria sem o que nos faz agir como animais sociais?”

24:59 Ajuda Aqui! Entenda como são cobradas questões sobre agentes causadores e transmissores nas provas

28:18 Prêmio IgNobel: Seis pessoas que tentaram prever a data exata do fim do mundo

Não precisa ficar com medo. A probabilidade de o mundo acabar em um grande apocalipse zumbi é extremamente remota. Aquecimento global, epidemias virais e bacterianas e até o impacto de objetos celestes, como asteróides, são ameaças muito mais factíveis do que o cenário retratado na série The Walking Dead e no filme Guerra Mundial Z. Mas…e se?

Leia o roteiro completo

O Choque da Uva mergulhou no universo dos mortos-vivos, figuras recorrentes em filmes, séries, livros videogames e em vários outros meios. Para entender a anatomia desses seres, conversamos com o neurocientista americano Timothy Verstynen. Ele e o colega Bradley Voytek escreveram o livro Do Zombies Dream Of Electric Sheep? (sem edição brasileira), um exercício didático para explicar neurociência e biologia por meio da figura dos zumbis.

Também entrevistamos Fernando Andriolli, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas (INPA), e Wesley Luzetti Fotoran, pós-doutorando do Departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (USP). Eles citaram fenômenos análogos aos dos zumbis na natureza, como o caso da formiga-zumbi. Já o físico João Paulo Almeida de Mendonça, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), falou sobre um modelo matemático que desenvolveu para usar em casos de enfrentamento, como a luta da polícia contra uma facção criminosa, por exemplo. No estudo, no entanto, ele usou como exemplo um ataque zumbi.

Minha Vó Tá Certa?

  • No quadro Minha Vó Tá Certa, o parasitólogo Wesley Luzetti Fotoran, pós-doutorando do Departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (USP), abordou uma importante questão para os fãs de gatinhos: o contato com esses animais pode causar toxoplasmose?
  • Segundo Fotoran, a toxoplasmose afeta apenas metade das pessoas que tem contato com o parasita.

Manja do Assunto

  • O repórter Felipe Goldenberg conversou com Alexandre Ottoni, o Jovem Nerd, e Deive Pazos, o Azaghal, do Jovem Nerd, canal no YouTube e podcast sobre cultura pop.
  • Para a dupla, o fascínio cultural com os zumbis deriva do fato de eles serem inimigos sem rosto, que podem ser assassinados sem culpa.
  • Jovem Nerd classifica o fim da década passada como o ponto de virada dos zumbis no imaginário popular, com o lançamento de Madrugada dos Mortos, de Zack Snyder.

Ajuda Aqui

  • Conversamos com a coordenadora de Biologia do Grupo Etapa, Roseli Dias. Ela explicou que epidemiologia é um tema recorrente nos vestibulares.
  • Segundo a professora, é importante que o estudante saiba a diferença entre epidemia, endemia e pandemia, além dos conceitos de agente causador/etiológico e agente transmissor.
  • Roseli também cita algumas doenças muito cobradas em provas: dengue, febre amarela, chikungunya, sarampo, doença de Chagas, entre outros.

Prêmio IgNobel

  • O Prêmio IgNobel não foi para um, nem para dois. Em 2011, a “honraria” foi concedida a seis supostos profetas que tentaram prever a data do fim do mundo – e falharam miseravelmente.
  • O primeiro deles foi Dorothy Martin, uma dona de casa de Chicago, nos Estados Unidos, que em 1954 jurou ter recebido mensagens de alienígenas prevendo que o planeta acabaria no ano seguinte.
  • Já o pastor Pat Robertson chegou em rede nacional americana que estaria tudo acabado em 1982.
  • Mística e professora espiritual, a americana Elizabeth Clare Prophet dizia que o mundo não passaria de 1990. Até chegarmos a 1991.
  • Em 1992, o profeta sul-coreano Lee Jang Rim convenceu muita gente a se demitir e doar todos os pertences à igreja, com o intuito de ganhar a salvação eterna. Ele acabou condenado a dois anos de prisão por fraude.
  • Na Uganda, a sacerdotisa e ex-prostituta Credonia Mwerinde projetava o fim do mundo para 1999. Também errou.
  • Mas ninguém errou tanto quanto o engenheiro americano Harold Camping, ex-proprietário de uma rede de rádios protestantes nos EUA. Ele diz ter calculado o juízo final para três datas: 6 de setembro de 1994; 21 de maio de 2011 e 21 de outubro de 2011. Como nada aconteceu, ele admitiu o erro e decidiu se aposentar.

Créditos
Produção
: André Marinho, Brenda Zacharias, Felipe Goldenberg, Isaac de Oliveira, Luiz Carlos Pavão e Rodrigo Sampaio
Roteiro: Brenda Zacharias e Rodrigo Sampaio
Apresentação: Rodrigo Sampaio e Jéssica Nakamura
Edição de áudio: Felipe Goldenberg
Edição do episódio: Carla Miranda e Luiz Fernando Teixeira

Convidados
Timothy Verstynen – neurocientista e autor do livro Do Zombies Dream Of Electric Sheep? (sem edição brasileira), junto com Bradley Voytek
Fernando Andriolli – cientista do Instituto Nacional de Pesquisas (INPA)
Wesley Luzetti Fotoran – pós-doutorando do Departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (USP).
João Paulo Almeida de Mendonça – doutor em física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Alexandre Ottoni, o Jovem Nerd, e Deive Pazos, o Azaghal, do canal Jovem Nerd
Roseli Dias – Coordenadora de biologia do Grupo Etapa